Moldagem por Compressão/Transferência

    Moldagem por compressão

    A moldagem por compressão é uma técnica principalmente para moldagem de polímeros termorígidos e é frequentemente usada para a moldagem de plástico reforçado com fibra de vidro. No processo, o composto de moldagem é colocado na cavidade aberta do molde, o molde é fechado e o calor e a pressão são aplicados até o material ser curado. Para esta aplicação normalmente são usados aços de alta dureza. Para moldes grandes, é comum usar material pré-endurecido com insertos de alta dureza nos locais em que a resistência mais alta ao desgaste é necessária.

    Propriedades do material do molde
    As propriedades importantes são:

    • Resistência ao desgaste
    • Resistencia mecânica e dureza

    Moldagem por transferência

    A moldagem de transferência é um método de moldagem de polímeros termorígidos e é muito comum na produção de dispositivos eletrônicos como: circuitos integrados, capacitores e diodos. No processo, o polímero é amolecido por calor e pressão em uma câmara de transferência, depois forçado por alta pressão ao longo de canais para um molde fechado para cura final. Uma vantagem importante desse método são as tolerâncias dimensionais apertadas possíveis de alcançar.

    Propriedades do material do molde
    A resina, especialmente epóxi, tende a atacar a superfície e desta forma, a peça pode aderir ao molde durante a extração. Frequentemente, é necessário algum tipo de tratamento superficial. Para evitar deformações superficiais, a resistência à compressão deve ser alta. Maiores inclusões no material do molde devem ser evitadas, pois podem resultar em imperfeições superficiais. Devido às tolerâncias muito rígidas das peças, os insertos do molde devem ter ótima estabilidade dimensional durante a produção. Cada componente diferente de um molde tem demandas individuais sobre o material da ferramenta. Cada componente requer um aço com um perfil de propriedades adequado. As seguintes propriedades são importantes:

    • Resistência ao desgaste
    • Resistência à compressão
    • Resistência à corrosão
    • Pureza
    • Estabilidade dimensional durante o uso
    80%

    Resistência à corrosão

    70%

    Resistência ao desgaste

    90%

    Capacidade de polimento

    50%

    Dureza

    80%

    Resistência à corrosão

    80%

    Resistência ao desgaste

    95%

    Capacidade de polimento

    60%

    Dureza

    100%

    Resistência à corrosão

    75%

    Resistência ao desgaste

    80%

    Capacidade de polimento

    60%

    Dureza

    Entre em contato conosco para obter mais informações
    Siga-nos
    Please use a browser that is not outdated.

    You are using an outdated web browser.

    Errors may occur when using the website.